1º. As  partidas são classificadas em:
    a) blitz  (ou relâmpago)- 3 x 3 minutos ou 5 x 5 minutos;
    b) rápida  - 15 x 15 minutos;
    c)  semi-rápida - 21 x 21 minutos ou 30 x 30 minutos e
  d) normal  – 45 X 45 minutos ou mais.
2º. Cada jogador tem que fazer todos os seus lances dentro do tempo estipulado para a competição.
3º. Ambos os jogadores têm que anotar lance por lance até que um deles fique com menos de 5 (cinco) minutos no seu relógio, podendo este jogador deixar de anotar. Nas partidas de 30 (trinta) por 30 (trinta) minutos ou menos, os jogadores estão dispensados da anotação.
4º. A  anotação dos movimentos deve ser feita com uma escrita clara e legível, da  seguinte forma:
    a) O  número da casa de saída da peça seguido do número da casa de chegada da peça.
    b) Esses  dois números podem ser separados por um hífen (-) para um movimento simples.
    c) No  caso de tomada os números podem ser separados por um x (letra “x” minúscula) ou  por : (dois pontos).
    d) Em 64  casas teremos: c3-d4 ou c3xe5 (ou c3:e5) e em 100 casas: 32-28 ou 32x23 (ou  32:23). .
5º. Pela anotação deve ser sempre possível ao árbitro tomar conhecimento do número de lances jogados sem que a anotação dê origem a falsas interpretações. As planilhas de anotação devem manter-se visíveis para o árbitro sobre a mesa de jogo.
6º. Se um dos jogadores desejar verificar sua anotação, pela qual é responsável, comparando-a com a do seu oponente, deve fazê-Io no seu próprio tempo.
7º. Um lance é considerado completo após o jogador soltar sua peça e acionar o relógio de competição, colocando o tempo do adversário em andamento; e ele apenas poderá voltar seu lance após ter soltado sua peça, antes de acionar o relógio, caso tenha uma captura a fazer. Em partidas sem relógio, o lance é considerado completo após o jogador soltar sua peça.
O recinto de jogo deve satisfazer as seguintes condições:
8º. Ter espaço suficiente, ser arejado e bem iluminado.
9º. Estar a uma temperatura normal.
10. Ter ambiente silencioso.
11. Ter obrigatoriamente área delimitada e independente da área reservada à assistência, sendo obrigatório aos jogadores, após terminarem suas partidas, se retirarem da área reservada e isolada para a competição, pois após terminarem suas partidas. os jogadores passam a também ser público.
12. As mesas serão firmes e em igual número ao de partidas. dispostas separadas e numeradas em ordem determinada.
13. Cada mesa deve ter as seguintes dimensões: largura -75 cm, no mínimo e 90 cm no máximo e comprimento - no mínimo 75 cm e no máximo 100 cm.
14. As cadeiras serão apropriadas à altura das mesas e em número igual ao número de competidores. .
15. Cada árbitro deve ter uma mesa e uma cadeira à sua disposição.
16. O local para aquisição de bebidas ou alimentos e os banheiros não devem ser distantes do recinto de jogo. É aconselhável que os jogadores não tenham que se misturar com a assistência quando se deslocarem de seus lugares.
17. É vedado utilizar o material destinado à competição em outras atividades que não sejam as partidas oficiais.
O tabuleiro de competição deve satisfazer as seguintes exigências:
18. Ter uma superfície de jogo entre 35x35 e 40x40 cm em damas de 64 casas e entre 40x40 e 45x45 cm em damas de 100 casas.
19. Esta superfície não pode ser brilhante.
20. A alternância das casas claras e escuras deve ser bastante distintas; as cores não devem ser muito descoradas e não devem confundir-se com as cores das peças. sendo atualmente as cores mais indicadas: verde e cinza e amarelo claro e marron. Recomenda-se nunca utilizar tabuleiros com casas brancas e pretas.
Um jogo de peças deve satisfazer as seguintes exigências:
21. As peças de cada tabuleiro devem ter forma e dimensões idênticas.
22. O seu diâmetro será de 31 a 38 mm.
23. Sua espessura deve ser igual a 1/4 até 1/5 de seu diâmetro.
24. Todas as peças "claras" e todas as peças "escuras" deverão, respectivamente, ter cor idêntica.
25. As cores das peças devem ser opacas e não devem confundir-se com as cores do tabuleiro.
Os competidores têm o direito de :
26. Serem informados do regulamento da competição.
27. Poderem disputar a competição com toda a serenidade.
28. Dirigir-se pessoalmente ao árbitro sobre as questões referentes a sua partida.
29. Dirigir-se pessoalmente, ou eventualmente por intermédio de seu representante ou capitão, à comissão organizadora.
30. Fazer apelação junto ao Comitê de Apelação, por escrito, com uma cópia para o árbitro principal, de uma decisão deste último.
31. Circular no recinto dos jogos e fazer breves paradas na proximidade das demais partidas em curso.
Entre outros que forem estabelecidos pela organização do evento, os competidores têm o dever de:
32. Conhecer as regras oficiais de jogo e de competição, assim como o regulamento da prova que disputam.
33. Respeitar as regras e os regulamentos.
34. Satisfazer as inquirições e imposições do árbitro.
35. Não aceitar informações ou conselhos de outras pessoas.
36. Não abandonar a competição.
37. Ao término da partida, se estiver anotando sua partida, entregar a planilha devidamente assinada à organização do evento.
No transcurso de suas partidas é proibido ao jogador:
38. Dirigir-se a quem quer que seja, à exceção do árbitro e pessoal de serviço.
39. Fazer uso de outro tabuleiro ou material escrito ou impresso que possa relacionar-se com sua partida, exceção feita a tabuleiro numerado para auxílio da anotação.
40. Abandonar o tabuleiro quando lhe cabe a vez de executar o lance.
41. Tocar as casas do tabuleiro ou apontá-Ias a fim de facilitar sua reflexão.
42. Perturbar seu adversário durante a partida, como por exemplo, permanecer jogando de pé quando seu adversário não concordar com tal atitude.
43. Perturbar outra partida em curso ou interferir nela.
44. Aceitar informações ou conselhos referentes a sua partida.
45. Analisar uma partida em curso.
46. Analisar na sala de jogos partidas terminadas.
47. Comportar-se de forma tal que possa influir no bom desenrolar da competição.
48. Circular fora do recinto dos jogos durante a sua partida.
49. Ficar estacionado junto a qualquer partida em curso.
50. Fazer uso de telefones celulares ou pages durante a sua partida.
51. Qualquer infração ao regulamento será punida pelo árbitro com:
a)  advertência verbal:
    b)  advertência verbal e por escrito:
    c) perda  da partida, eventualmente pelos dois jogadores;
    d)  afastamento da competição quando julgar a falta grave.
    DAS  IRREGULARIDADES
52. Se um jogador desarruma acidentalmente uma ou mais peças, deverá colocá-Ias de volta no seu tempo. Se for necessário o adversário pode movimentar o relógio do jogador sem ter feito o seu lance, para assegurar que o jogador recoloca as peças no seu próprio tempo.
53. Lances irregulares que não foram percebidos pelos jogadores não podem ser corrigidos depois.
54. Se durante a partida se verificar que o tabuleiro foi colocado erradamente, a partida deve ser anulada e recomeçada.
55. Se após o início das partidas, em competições individuais ou por equipes, se verificar que os dois jogadores estão com a cor das peças trocadas, esta partida deve continuar e o seu resultado será válido.
56. Se  após completar seu lance, o jogador cometeu uma das irregularidades seguintes,  somente o adversário tem o direito de decidir se a irregularidade deve ser  retificada ou mantida. Eis as irregularidades:
    a) Jogar  na sua vez dois lances seguidos.
    b) Fazer  movimento irregular de pedra ou damas.
    c) Tocar  uma das suas próprias peças e jogar outra.
    d) Voltar  um lance executado.
    e) Jogar  peça do adversário.
    f) Jogar  uma peça quando é possível capturar.
    g)  Retirar do tabuleiro, sem razão de ser, peças do adversário ou próprias.
    h) Tomar  número de peças inferior ou superior ao que a regra determina.
    i) Parar  antes do término de uma tomada em cadeia.
    j)  Retirar irregularmente do tabuleiro peça antes que termine a tomada.
    k)  Retirar, depois da captura, número de peças inferior ao de peças tomadas.
    I)  Retirar, depois da captura, peças que não foram tomadas.
    m)  Paralisar a retirada das peças de uma tomada em cadeia.
    n)  Retirar, depois da captura, uma ou mais das suas próprias peças.
57. Se, por uma causa acidental, acontecer a modificação ou eliminação da posição em jogo, este fato, constatado nesse momento, não pode ser considerado uma irregularidade.
58. Se um jogador se recusa a submeter-se às regras oficiais do jogo, assiste ao adversário o direito de o fazer cumprir.
59. Todo o lance executado pelo adversário de um jogador que tenha cometido uma irregularidade ou que se tenha recusado a submeter-se às regras oficiais do jogo, equivale à aceitação da situação. Termina, desta forma, o direito a uma retificação.
60. Se  depois da reclamação de um adversário, o árbitro concorda que:
    a) este  jogador violou as regras dos artigos 52, 56, 65, ou 66 deste regulamento;
    b) este  jogador fez um lance irregular não previsto no Regulamento;
    c) este  jogador, pela segunda vez, ou mais, violou os artigos 3º e 70, ou cometeu uma  das irregularidades dos artigos 38 a 50 deste regulamento e
    d) este  jogador por mais de uma vez tem o mesmo comportamento anti-desportivo;
    o árbitro  penalizará o jogador:
    a) na  primeira e segunda incidência - adicionando 2 (dois) minutos ao tempo do  adversário.
    b) a  partir da terceira incidência - decretando a perda do ponto ao infrator.
61. A fim de limitar e controlar o tempo destinado à reflexão para execução dos lances, torna-se necessário o uso de um relógio especial de controle com duplo movimento e duplo mostrador.
    62. Todos  os relógios têm que ter um mecanismo especial denominado seta, que assinala o  fim do tempo de reflexão, ou um mecanismo eletrônico que faça o mesmo efeito.
    63. Antes  do inicio das partidas os jogadores devem verificar o correto posicionamento  das peças e a exatidão do relógio. Se não o fizerem, não mais podem reclamar  depois de feito o primeiro lance, exceto de comum acordo.
     64.  O árbitro, no inicio do torneio, individual ou por equipes, estabelece o  posicionamento dos relógios, devendo este, ser colocado, um em cada mesa de  jogo, paralelamente e próximo ao lado esquerdo do tabuleiro e a igual distância  das bases, portanto ao lado direito das peças pretas. É possível modificar esta  posição em casos especiais, apenas por decisão do árbitro.
     65.  Nenhum jogador pode jogar segurando o relógio ou cobrir o pino do seu relógio  com um dos seus dedos.
     66.  Durante a partida, nenhum jogador pode jogar segurando o relógio ou levantar o  relógio.
     67.  Em caso de conflito, um jogador pode parar ambos os relógios enquanto chama o  árbitro.
     68.  Todo primeiro controle de tempo terá seu término às 6 (seis) horas.  
     69.  No uso de relógios mecânicos, depois que, à hora prevista, o árbitro colocou em  movimento o relógio das brancas, este jogador executa o seu primeiro lance e  espera que sua flecha caia (se ela não houver ainda caído) para colocar em  marcha o relógio do seu adversário. Este último joga então o seu primeiro lance  das pretas e espera igualmente que sua flecha caia (se ainda não houver caído),  para inverter o movimento do relógio. É vedado ao jogador inverter a ordem do  movimento do relógio antes de efetuar o lance e assim, alternadamente, durante  toda a partida.
   70.  Depois de efetuar o seu lance, compete ao jogador parar o seu relógio e, por  conseqüência, acionar o relógio do adversário, o que deverá ser feito com a  mesma mão que usou para deslocar a peça. Somente após este momento o lance  jogado é considerado completo.
     71.Sendo  cada competidor responsável pelo seu tempo de jogo, ninguém pode intervir  quando um jogador esquece de parar o seu relógio e acionar o do adversário.  Somente o seu oponente pode, eventualmente, avisá-Io.
    72.  Quando, no decurso de uma partida, se suspeitar que um relógio funciona com  anormalidade, o árbitro o trocará por outro em perfeito funcionamento.
   73.  Toda a reclamação sobre o funcionamento incorreto da flecha de controle deverá  ser feita antes da sua queda, após o que o fato é irreversível.
     74.O  excesso de tempo de reflexão é determinado pela queda da flecha de controle. O  último lance jogado somente é considerado como completo quando o jogador  inverter o movimento do relógio sem que a sua flecha tenha caído. A queda da  flecha antes ou no lance de controle no momento da inversão do movimento do  relógio, determina a perda da partida por excesso de tempo de reflexão.
     75.  O jogador que não disponha de mais de cinco minutos para o lance de controle é  considerado dentro da fase crítica de necessidade de tempo.
     76.  Durante a fase crítica de necessidade de tempo, é suspensa a obrigatoriedade de  anotação ao jogador nessa situação. Contudo, após a queda da flecha, o jogador  deve, imediatamente, completar corretamente a sua anotação, se necessário com  ajuda do árbitro, usando para isso o seu tempo de reflexão. Se este tempo  exceder 15 minutos, o árbitro poderá transferir esta obrigação para o final da  partida.
     77.  Se os dois jogadores não estiverem anotando na fase crítica de necessidade de  tempo, as duas anotações devem, após a queda de uma das flechas, ser  completadas corretamente por cada um dos jogadores, se necessário com a ajuda  do árbitro. O tempo gasto nesta tarefa, cronometrado pelo árbitro, será  dividido entre os dois jogadores. Se este tempo exceder 15 minutos por jogador,  o árbitro poderá transferir esta obrigação para o final da partida.
     78.  Compete a cada um dos competidores fazer prova de que o número de lances  estipulados tenham sido jogados efetivamente dentro do tempo imposto.
     79.  O tempo destinado, eventualmente, a uma verificação necessária é imputado ao  jogador faltoso.
     80.  Se por razões de circunstâncias locais, a verificação, pelo árbitro, do número  de lances jogados tenha que ser feita em outro local, não será levado em conta  o tempo gasto com a transferência.
     81.  Durante o exame de uma reclamação feita junto ao árbitro relativa a empate  regulamentar, o relógio do reclamante deve continuar funcionando. Se a  reclamação for justificada, a partida deve ser declarada empatada, mesmo que o  tempo de reflexão se tenha esgotado durante o exame. Se a reclamação não for  justificada e o tempo de reflexão se esgotar durante a verificação, a partida  será considerada perdida pelo reclamante.
    82. O  tempo, cronometrado pelo árbitro, gasto com a retificação de uma incorreção ou  irregularidade, será imputado ao jogador faltoso, quaisquer que sejam as  consequências.
Não é permitido suspender partidas, mas se por um motivo de força maior for necessária a interrupção da competição, o procedimento para suspensão das partidas é o seguinte:
83. Registro da posição pelo árbitro, em presença e com a confirmação dos dois jogadores; o tempo gasto com esta operação não é levado em conta.
     84.  Após refletir, o jogador que tem a vez de jogar, anota secretamente na sua  planilha o lance que decidiu jogar.
     85.  Em seguida o árbitro para o relógio e registra o tempo de ambos os jogadores;
     86.O  diagrama com a posição registrada antes do lance secreto e as duas planilhas  serão guardadas em envelope lacrado até ao reinicio da partida.
     87.  O lance secreto é válido se for exequível, mas acarreta a perda da partida se o  não for.
     88.  Se não for possível realizar este procedimento por falta de condições no salão  de jogos, o árbitro poderá até decretar anulação da rodada.
     Para  reinício de partida suspensa proceder-se-á da seguinte forma:
     89.  Constatação da inviolabilidade do envelope lacrado em sua abertura.
     90,  Restituição, a cada um dos jogadores, de sua planilha.  
     91.  Colocação no tabuleiro da posição registrada e acerto dos relógios conforme o  registram as planilhas; a exatidão destas operações deve ser confirmada por  parte dos dois jogadores.
92. Execução do lance secreto registrado na planilha e colocação em movimento, pelo árbitro, do relógio do adversário.
94. No  transcurso de uma competição, de acordo com os resultados,são computados aos  jogadores os seguintes pontos por partida :
    a) Dois  pontos por vitória.
    b) Um  ponto por empate.
  c) Zero  pontos por derrota.
  95.  Em caso de vitória, o vencedor é o responsável para informar ao árbitro o  resultado da partida e um jogo está ganho para um jogador:
    a) que  tomou ou bloqueou todas as peças do adversário;
    b) cujo  adversário declara que abandona;
    c) se a  seta do adversário cai primeiro, a qualquer tempo, antes que a partida termine  de outra forma.
    d) cujo  adversário, nas competições de 5 (cinco) por 5 (cinco) minutos ou menos, faz um  lance irregular, porém, somente se o jogador reclama sua vitória antes de  completar seu próprio lance.
    e) cujo  adversário não comparecer ao final do primeiro controle de tempo estipulado  para aquela competição, em competições individuais ou por equipes.
     96.  O próprio jogador tem que reclamar a vitória, parando imediatamente os dois  relógios e avisando o árbitro. Para reclamar a vitória pelo artigo.95c), a seta  do jogador tem que estar levantada e a do adversário caída após a paralisação  dos relógios.
97. O  jogo está empatado conforme as regras normais do jogo de damas e também se:
    a) ambas  as setas estiverem caídas; .
    b) for  verificado que durante 20 (vinte) lances sucessivos foram feitos apenas  movimentos de damas, sem qualquer tipo de captura ou deslocamento de pedras,e
  c) cabe  aos dois jogadores controlar o número de lances para o empate, não estando o  árbitro obrigado a realizar essa contagem. Os interessados no empate devem  avisar claramente que iniciaram a contagem e o andamento dessa contagem.
     98.  Antes que a seta caia e, necessariamente apoiado numa planilha preenchida, uma  partida pode estar empatada se a mesma posição se apresenta pela terceira vez,  consecutivas ou não, cabendo ao mesmo jogador o lance.
     99.  Os finais de duas damas contra dama, uma dama e uma pedra contra uma dama ou  uma dama contra uma dama são considerados empatados após executados 5 (cinco)  lances no máximo.
     100.  Os finais de três damas ou duas damas e uma pedra ou uma dama e duas pedras,  contra uma dama localizada na grande diagonal são considerados empatados após  executados 5 (cinco) lances no máximo.
     101.  Em caso de empate, o jogador das brancas é responsável para informar ao árbitro  o resultado da partida.
102. Uma proposta de empate só poderá ser feita após terem sido jogados, pelo menos, 20 (vinte) lances.
     103.  O jogador que deseja propor empate deve fazê-Io no seu próprio tempo e, pela  ordem, com este procedimento:
    a) jogar  seu lance; .
    b) propor  o empate, sem comentários;
    c)  acionar o relógio do adversário.
     104.  A proposta é válida enquanto não obtiver uma resposta. O fato, por parte do  adversário, de executar o lance equivale a uma resposta negativa. Após ter recebido  uma resposta negativa, o mesmo jogador não pode renovar sua proposta de empate  senão depois de receber uma proposta de empate de seu adversário.
105.  Quando um jogador ou uma equipe abandonar uma competição por qualquer razão que  seja, proceder-se-á da seguinte forma :
    A - Numa  competição pelo Sistema Schuring
   a)  se não houver jogado mais do que metade das partidas previstas, este jogador  será excluído da classificação e os seus resultados anulados;
    b) se ele  houver jogado mais da metade das partidas previstas, ele continuará constando  da classificação e as partidas não jogadas são consideradas como perdidas por  W.O.
   B -  Numa competição pelo Sistema Suíço os resultados referentes ao jogador ou à  equipe desistente permanecem e este(a) será classificado(a) de acordo com os  resultados obtidos até o momento do abandono.
106. O árbitro é o representante oficial da Confederação Brasileira de Jogo de Damas e suas filiadas no evento em que ele estiver atuando. tendo todos os poderes para aplicar penalidades que julgar necessárias para manter o bom andamento da competição. Qualquer atitude para denigrir a imagem do árbitro em um evento será considerada uma atitude desrespeitosa à Confederação Brasileira de Jogo de Damas e suas filiadas e estará sujeita às punições por parte do Tribunal de Justiça e Desportiva. E cabe ao árbitro manter-se imparcial em todos os momentos.
     107.  O árbitro só toca no relógio em caso de conflito, a pedido dos jogadores ou  para identificar a queda da seta em qualquer controle de tempo.
     108.Os  espectadores ou jogadores de outras partidas não podem falar ou interferir no  jogo. Se um espectador interferir e de alguma forma, por exemplo chamando a  atenção para um movimento irregular,o árbitro pode cancelar a partida e mandar  jogar outra, bem como expulsar o espectador culpado do salão de jogo. O próprio  árbitro também, não pode assinalar um lance irregular.Istoé assunto dos  jogadores. Os espectadores, porém, podem Identificara queda da seta em qualquer  controle de tempo.
    109. O  árbitro pode solicitar que jogadores o auxiliem na tarefa de testemunhar as  partidas em apuro de tempo.
     O  árbitro ainda deve: .
a)Ter  em sua posse o Regulamento Especifico da Competição e certificar que este não  infringe as regras da Confederação Brasileira de Jogo de Damas.
    b) Ter em  sua posse o Ranking atualizado da Confederação Brasileira de Jogo de Damas.
    c)  Providenciar um quadro para colocar as informações oficiais do evento.
    d)  Colocar pessoalmente em movimento os relógios para o inicio da competição ou  autorizar seus assistentes para tal ou autorizar os condutores das peças pretas  para colocarem o relógio das brancas em movimento. Quando os dois jogadores de  um mesmo tabuleiro estão ausentes no inicio da partida, o árbitro coloca, da  mesma forma, em movimento o relógio das brancas. Após a chegada de um dos  jogadores, o tempo decorrido será equitativamente dividido nos dois  mostradores; após isto, o relógio das brancas será colocado novamente em  movimento, eventualmente o relógio do condutor das pretas se este continua  ausente. À sua chegada o árbitro inverte o movimento do relógio.
    e)  Supervisionar periodicamente o correto funcionamento dos relógios durante as  partidas, providenciando a troca dos mesmos quando apresentarem defeitos.
    f) Checar  periodicamente se os jogadores estão anotando as partidas.
    g) Acusar  a perda da partida para qualquer jogador que tenha excedido o limite de tempo.
    h) Se  achar necessário, anotar os lances de uma partida onde ambos os jogadores  deixaram de anotar por estarem nos cinco minutos finais da partida.
    i)  Decretar a derrota da partida para qualquer jogador que compareça ao local de  competição após o limite de tempo estabelecido no Regulamento Especifico da  Competição;
    j)  Interpretar e decidir sobre qualquer acontecimento que não esteja previsto nas  Regras de Jogo e de Competição da Confederação Brasileira de Jogo de Damas.
    k)  Supervisionar e anunciar os emparceiramentos e resultados de todas as rodadas.
    I)  Anunciar e oficializar o resultado da competição ao final da última rodada.
    m)  Providenciar um relatório completo de toda a competição, incluindo, se  necessário for, sugestões para melhoria da estrutura de arbitragem,e  encaminhá-Io à Federação promotora do evento.
  n)  Manter-se imparcial em todos os momentos.
110.As fotos são permitidas no desenrolar de toda a competição, apenas não sendo permitido o uso de flash nas partidas que estiverem nos últimos 5 minutos finais.
     111.  Durante as partidas, canais de televisão poderão ter permissão para operar  desde que não ocasione perturbação inadmissível e desde que não haja algum  jogador na fase critica de necessidade de tempo.
112. No  local reservado à assistência as pessoas deverão ter um comportamento disciplinado  que não transgrida o presente regulamento e estão na obrigação de:
   a)  não dar informações ou conselhos aos competidores;
    b) não  perturbar as partidas em curso e, muito menos, interferir de qualquer modo  nelas;
    c) não  analisar partidas em curso usando tabuleiros, mesmo que sejam de pequeno  formato;
    d) manter  o mais completo silêncio;
    e) não  ultrapassar a área reservada à assistência; .
    f) não  fazer sinais, na proximidade dos jogadores, acompanhados de comentários em voz  baixa;
  g)  comportar-se de forma tal que a competição possa desenvolver-se nas melhores  condições.
 113.  Se os dois jogadores não comparecerem ou forem impedidos por qualquer razão de  jogarem uma partida entre eles, prevista pelo emparceiramento,o resultado desta  partida será zero a zero.
   114.  Salvo o disposto neste regulamento, o jogo se processa conforme as Regras de  Jogo e Competição da Federação Mundial de Jogo de Damas.
   115.  Jogos em competições que seguem estas regras podem ser usados para o cálculo de  rating, como segue:
    a) jogos  de no mínimo 45 (quarenta e cinco) por 45 (quarenta e cinco) minutos serão  calculados pela lista regular e
  b) jogos  abaixo desse tempo, numa lista especial para jogo de damas rápido.
    116.  Devido às condições especiais do jogo de damas rápido, os jogadores devem se  conduzir eticamente no espírito do jogo limpo. Os árbitros devem tomar medidas  disciplinares contra jogadores que pecam contra esta premissa.
     117.Não  se podem realizar competições que excedam 6 (seis) horas de jogo por dia.
     118.  Os softs reconhecidos oficialmente pela Confederação Brasileira de Jogo de  Damas e suas filiadas para emparceiramento no Sistema Suíço são: "48"  e "Swiss Perfect".
     119.  Somente é permitido utilizar o sorteio no primeiro lance (Sistema Loteria),  quando a competição for realizada  através de Micro Match.
     120.  Nas competições por equipes que utilizem sistema de disputas através de micro  matches é obrigatória a utilização do Sistema Brasileiro de Emparceiramento Por  Equipes.
     121.  Nas competições individuais que utilizem sistema de disputas através de micro  matches é obrigatória a utilização do Sistema Brasileiro de Emparceiramento  Individual.
     122.  Nas.competições individuais ou por equipes que não utilizem o sistema de  disputas através de micro matches, não é permitida a utilização do Sistema  Brasileiro de Emparceiramento por Equipes ou Individual.
     123.  Nas competições individuais, de classificação apenas absoluta, os critérios de  desempate serão:
    -  Categoria absoluta - Escore acumulado, escore acumulado corrigido, milésimos  totais menos o pior, milésimos totais e milésimos medianos. A organização do  evento poderá alterar esta ordem através de sorteio da ordem dos critérios,  desde que comunique os participantes antes do início da competição.
     124.  Nas competições individuais, onde os participantes jogam um único torneio, mas  terão classificações separadamente, os critérios de desempate serão:
    -  Categoria absoluta - Escore acumulado, escore acumulado corrigido, milésimos  totais menos o pior, milésimos totais e milésimos medianos.
    -  Categorias menores de 21 anos e feminino - Milésimos totais menos o pior,  milésimos totais e milésimos medianos, escore acumulado, escore acumulado  corrigido.
     125.  Nas competições individuais, que tenham premiações de troféus para categorias  absoluta, menores (10, 12, 14, 16, 18, 21 e 23) e feminina, os participantes  das categorias menores e feminina, que conseguirem classificação na premiação  absoluta, receberão dois troféus. Todo atleta ao entrar em uma competição  estará qualificado para receber os troféus de todas as categorias que a idade  dele permitir, podendo um atleta menor receber vários troféus em uma única  competição.
    126. Nas  competições individuais, que tenham premiações em espécie, para categorias  absoluta, menores de 21 e feminina, os participantes das categorias menores de  21 anos e feminina, que conseguirem classificação na premiação absoluta,  deverão receber a maior premiação.
127. Nas competições individuais os critérios de desempate sempre serão os seguintes: escore acumulado, escore acumulado corrigido, milésimos totais menos o pior, milésimos totais e milésimos medianos; e a arbitragem pode, desde que avisando antes do inicio da primeira rodada, sortear a ordem desses critérios após o término da última rodada.