Biografia:


Equipe de Santos - S.P
Xavier,Rayssa, Zé Maria, Françualdo, Eduardo e Wellignton

 

(Françualdo Gonçalves de Sousa)
Administrador do site - Damas Ciências

Natural da cidade - Sousa-PB, nascido em 29 de outubro de 1974. Iniciei no Jogo de Damas aos 17 anos de idade. A princípio não sabia que existiam teorias no jogo, a partir de então, conheci um damista , chamado “Custódio Conrado” na cidade Açu-RN. Na ocasião, ele começou a mostrar algumas das maravilhas do Jogo de Damas através de um dos seus Livros – CABRERIZO. Custódio inclui meu nome em uma relação com damistas que, na época,  jogavam por correspondência. Logo, recebi um convite de Ademar RodriguesGoiânia-GO, para jogar minha primeira partida por correspondência!

No decorrer do intercâmbio, Ademar Rodrigues  sempre me incentivava a prosseguir buscando  teorias, já que ele perceeu que eu teria tendência á desenvolver o Jogo de Damas. Empolgado, adquiri meu 1° Livro: Segredos do Jogo de Damas ( autor: Genaldo Gonzaga da Silva).
Em 1995, viajando ao  Estado de São Paulo, chegando  na cidade de Guarulhos, tive enorme prazer em conhecer no meio damístico uma pessoa fantástico “ Serafin Ongaro”. No referido ano, recebi um convite do Serafin Ongaro para participar de uma das etapas do Circuito Paulista, na qual, ele disputava o Campeonato Paulista – Série A;  que era realizado paralelamente ás etapas do Circuito  Paulista.
Diante de um grande número de participantes e fortíssimo nível técnico, tive a proeza de ficar  em 6° lugar. Em 1996, participei de todas as etapas do Circuito Paulista (sete etapas), fui Campeão de duas das etapas e Vice Campeão na classificação geral das sete etapas.

  

Relação de Conquistas:

Campeão do torneio em Mogi da Cruzes (1° título 1995), Campeão do torneio em Americana – S.P (1996), Campeão do torneio em Osasco – S.P (1998), Vice Campeão circuito em Itatiba – S.P (1998), três vezes Campeão do Circuito Paulista (1996 á 1998), representei a cidade de Americana nos Jogo Abertos e Regionais – S.P entre 1996 á 1999, sendo Tricampeão  e Vice Campeão,  em 1999 - Vice Campeão da Semifinal do Campeonato Brasileiro , representei a cidade de Marília nos Jogos Abertos e Regionais – S.P entre 2000 e 2002 sendo Bicampeão dos Jogos Regionais, Campeão do Campeonato Pessoense  na cidade de João Pessoa – PB (2001), representei a cidade de Santos – S.P por equipe entre 2002 á 2010 sendo 4 vezes Campeão, 3 vezes Vice Campeão e 2 vezes 3° lugar.